CAMDA - A força do campo!

Transição do período seca para as águas

POR Roberta Marchioti, 05 NOV, 2024
05 NOV

Este ano, a seca se manteve por um período maior: em uma grande parte do sudeste e centro-oeste brasileiro ultrapassou 180 dias sem chuva, tornando uma das secas mais prolongadas já vista no Brasil.

Com isto, de modo geral, as pastagens foram muito prejudicadas, pois ninguém esperava um período tão longo sem chuva.

Mas agora que as chuvas vieram - e tendem a continuar por um bom período -, as pastagens já estão rebrotando e tudo vai sendo normalizado. Porém, a dúvida de muitos agora é: com o que devo suplementar meus animais?

Em um passado próximo, o pecuarista tinha o costume de suplementar bem os animais no período da seca, e nas águas, por ter boa disponibilidade de capim, colocar somente mineral. E isto não é a forma mais eficiente de suplementar seu animal.

Hoje em dia, com a verticalização da pecuária, a suplementação deve ser feita o ano todo. No período da seca, precisamos suplementar para evitar que o animal perca peso, se transformando no famoso “boi sanfona” - que ganha nas águas e perde na seca. Então nesse período com disponibilidade de pasto de baixa qualidade, precisamos além de suprir as exigências nutricionais dos animais, fazer com que ele ganhe peso.

Entrando no período chuvoso, o capim começa o rebrote e os animais que vieram da seca bem suplementados, tendem a ter um bom ganho de peso, devido à alta qualidade do capim nessa época do ano - que vai até março/abril do próximo ano. E é aí que está o “pulo do gato”.

Quando suplementamos com produtos visando o ganho de peso nas águas, o desenvolvimento dos animais é muito grande, pois o capim, se torna um aliado muito forte nesse período. E isso permite trabalhar com produtos de menor consumo e ter resultados de ganho acima de 1 kg/cabeça/dia, e consequentemente, muito mais barato.

Nós da Minercamda temos uma ótima opção para esse tipo de suplementação, que é o Turbo Energético. Ele é um proteinado de consumo estimado de 0,3% do peso vivo, e temos vários trabalhos a campo feito, comprovando sua eficiência. Em inúmeras propriedades já foi obtido ganhos superiores a 1,2 kg/cabeça/dia, com uma diária menor que R$ 4,00/cabeça/dia.

Ou seja, é nas águas que temos que “gastar” mais com suplementação. Tem um ditado antigo, porém muito inteligente, que fala assim: “tratar nas águas é igual empurrar um carro na descida” - e é exatamente isso. Nas águas permite o uso de produtos de menor consumo, com menor custo e com ganhos altos, tornando a pecuária muito mais eficiente e lucrativa.

Nós da Minercamda estamos prontos para levar nossa tecnologia para o campo, através de nossa linha de nutrição animal, fazendo com que nossos cooperados, tenha mais lucratividade na sua atividade pecuária.

Ricardo Caetano

Zootecnista - Camda